sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Corta esse cabelo menina!

Oi gente!!!

Hoje vamos falar sobre corte de cabelo.

Bom, minha mãezinha linda tem cabelo liso (mesmo assim, quando ela cuidava do meu cabelo ele era bem bonito), masss tem essa parte do corte que pessoas de cabelo liso não entendem, e que a maioria dos cabeleireiros que eu já fui, também não entendem.

Cabelo cacheado é cheio de volume (como nós já aceitamos), cabelo cacheado tem vida própria e não obedece linhas estabelecidas ou coisas certinhas. Na maior parte das vezes, quando cortamos nosso cabelo retinho ou ficamos parecendo uma egípcia (com ele treco triangular na cabeça) ou nosso cabelo fica mais comprido de um lado e mais curto do outro.

No primeiro caso (cabeça triangular), isso acontece porque o cabelo vai criar volume, mas ele pesa na raiz e ela fica grudadinha da cabeça, enquanto o comprimento do cabelo, por vontade própria, resolve armar. Isso não é legal! Já que vai armar, que arme tudo de uma vez, dando movimento ao cabelo e fazendo parecer natural.

No segundo caso (corte irregular), já me disseram que isso é culpa do cabeleireiro, mas acho que não em todos os casos. Isso nunca aconteceu comigo, mas quem tem cachos mais fechados ainda é normal acontecer. O cabeleireiro lava o cabelo, penteia, e corta como se fosse cabelo liso. Mas o difícil é que, como eu disse, o cabelo cacheado tem vontade própria e cada cacho faz o que quiser, aí um cacheia mais que o outro e aparenta ter sido cortado errado. Aï seu cabelo fica todo capenga.
Para resolver isso, alguns cabeleireiros cortam o cabelo cacheado sem lavar, assim não erram em deixar tudo arrumadinho.

Pois bem... Hoje também vai ter fotos de antigamente. Para vocês entenderem como é super importante que seu cabelo tenha um corte bonito. Isso envolve, repicar, cortar em camadas, cortar em "V"... fazer ele ficar o mais irregular possível, vai fazer ele ficar o mais arrumadinho que você já viu na sua vida. Assim você vai poder ficar em meio a uma ventania tranquilamente, vai se livrar de ficar molhando ele a todo tempo e vai ter cachos bem formados e uniformes.

Tenta lá! E se a sua cabeleireira não quiser cortar, "Não, vai armar!", fala pra ela... vai armar de qualquer jeito, então que arme bonito! Mas assim... se ela não tem experiência em cortar cabelos cacheados, vá em alguém que tenha. Isso não quer dizer gastar rios de dinheiro, porque já cortei o cabelo com amigas usando tesoura de papel, e elas nunca fizeram curso. Mas você tem que confiar... e saber que a pessoa vai fazer exatamente aquilo que você pediu.

Vamos para as fotos??
Preparadas novamente?
Então vamos lá... :)
Na primeira foto você podem ver que em cima da cabeça não há volume e ao lado do rosto tem volume de mais, o correto é o cabelo seguir o formato da sua cabeça ok... então busquem o volume em todas as partes para não ficar concentrado em partes específicas ok? 
Até mesmo para crianças dá para fazer o corte em camadas ou repicado ou os dois juntos. Então mães, parem de cortar o cabelo de suas filhas o jeito retinho, libertem os cachos e deixa esse cabelo armar vai... quando vocês perceberem que assumiram o cacho, o armado vai ser bonito. Preferem o que? Armado feio, cabelo emplastrado ou armado bonito?

Bom final de semana cacheadas :)


2 comentários:

  1. Muito boa a dica, eu só corto assim por que se não meu cabelo vira uma desgraça!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Poxa, uma pena que não tenha mais postagens!! :(
    Eu adorei seu blog, as fotos e amei as dicas.
    Eu sou metade japa e metade afro. Meu cabelo é cacheado e com um fio grosso.
    Céus, tenho péssimas lembranças da minha infância e adolescência... xD Minha mãe não entendia nada de cabelo cacheado pois o dela era liso, daqueles que não param um grampo no lugar e eu fui descobrindo mais sobre meu cabelo com o passar do tempo.
    Hoje eu me sinto bem com ele, gosto de como ele fica depois de um banho e um creme. Mas, o problema é que eu não tenho paciência pra ele todo dia. Na maioria das vezes ele fica preso num coque desgrenhado e é assim quase sempre, ainda mais quando está quente e o cabelo comprido no pescoço me chateia profundamente.
    Qdo eu estou com uma grana sobrando, eu ainda opto por uma progressiva e a deixar o corte bem curtinho, em V. Eu posso acordar 6hrs da manhã e ir correndo pegar o onibus pra faculdade sem me preocupar com os cachos rebeldes xD
    Eu fico pensando...Acho que os anos 2000 não foram nada legais para nós de cabelos cacheados....Foi uma década que eu só via cabelo liso na TV. Cabelo liso e calça cós baixa mostrando barriguinha seca. Tão opressor... xD
    Prefiro muito mais a liberdade de agora. Eu posso até optar pela praticidade da progressiva, mas de fato eu gosto do meu cabelo cacheado e espero ficar cada vez menos receptível à convenções e ditames da mídia mainstream.

    ResponderExcluir